Esta pergunta não tem apenas uma resposta, mas sim um conjunto de ações. E essas ações precisam ser tomadas de forma contínua para o sucesso de sua empresa. No atual mundo da informação, precisamos levar em consideração novos detalhes. O consumidor de hoje está muito mais atento e é preciso saber envolvê-lo de várias formas.
“Controlar a relação com o consumidor é absolutamente crítico. O avanço de Amazon, Google e Facebook, que dominam a publicidade na internet em pesquisa e social, nos obrigou, donos de marcas, indústria, distribuidores, varejistas, a investigar e desenvolver o relacionamento com o consumidor, e os dados impulsionam esse conteúdo digital”, disse Sir Martin Sorrell do MediaMonks.
Vamos levar você pelas principais ações que precisam ser tomadas em sequência para um lançamento de sucesso.
1. Criação do nome
A criação do nome de um negócio é o início de tudo. Esse processo chama-se “naming” e pode ser feito também por profissionais especializados. Um nome de marca precisa ser de fácil entendimento, de preferência curto, adequado à área e estar disponível para registro.
Para criar um nome ou uma marca, antes é preciso saber se ela está disponível. Essa pesquisa é feita de forma gratuita pelo site do INPI, mesmo órgão que posteriormente fará o registro.
2. Branding
Através do trabalho de branding é criada a identidade da empresa, desde planejar a gestão da marca levando em consideração estratégias de negócio, apresentação visual até seu posicionamento frente ao mercado. Nessa etapa, são de suma importância as pesquisas de mercado para criar o posicionamento mais adequado para seu negócio, levando em consideração diversos fatores como área de atuação, peculiaridades da área e público alvo.
3. Identidade visual
A identidade visual da marca é parte importante do branding. Aqui será criado o conjunto de elementos que representam visualmente seu negócio, como logotipo, as cores que serão utilizadas na comunicação e de que forma será usada a marca em cada tipo de mídia.
4. Registro da marca
Criados o nome e a identidade visual, é preciso registrar tudo. Uma falta de registro pode dar muita dor de cabeça no futuro, como problemas judiciais… Todo o registro é feito através do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e pode ser feito pela própria empresa ou através de empresas especializadas.
Como o registro de marca é um processo que exige atenção constante, pois o INPI pode vir a solicitar novos documentos e pagamentos de taxas, indicamos que isto seja feito com um profissional especializado.
5. Site da empresa
O site de uma empresa pode ser considerado um colaborador que divulga, a qualquer hora do dia, sua empresa para possíveis clientes, que informa sobre seus produtos e serviços e que fecha novos negócios para você.
E para que as pessoas cheguem (e fiquem!) no site, é preciso que ele seja desenvolvido de acordo com identidade e necessidades do negócio, entendendo o público-alvo, levando em conta os concorrentes, trazendo conteúdo completo e de qualidade sobre sua empresa, com layout envolvente e usando as linguagens de programação mais atuais para que possa ser usado tanto em computadores quanto em smartphones.
6. Campanha de lançamento
Com nome, identidade e site prontos, agora sim vamos fazer o lançamento de sua empresa! Através de uma campanha publicitária bem elaborada, a intenção será chamar atenção do público para conhecer seus produtos e serviços, gerando um relacionamento inicial com estas pessoas.
A campanha tem diversas etapas, desde pesquisa e planejamento, construção da mensagem e imagem até a finalização dos arquivos e envio para os veículos de comunicação.
7. Marketing digital
Ao mesmo tempo que a empresa é lançada nos meios tradicionais através de campanha publicitária, ela também precisa ser lançada na internet. Para isso, utilizamos o marketing digital. Através de estratégias bem elaboradas voltadas às redes sociais, e-mail e sites de busca, por exemplo, você consegue atrair um número expressivo de público para o seu negócio recém criado.
Para tanto, é preciso descobrir em quais redes sociais está seu público, qual a forma mais adequada de abordá-lo e qual posicionamento trará mais resultado para seu produto ou serviço.
8. Campanha de vendas
Depois do lançamento, é preciso estar sempre atento às tendências de mercado, adaptando-se constantemente. Uma das formas de “não perder nada” é sincronizar suas campanhas de vendas datas apropriadas.
São diversas datas que podem ser exploradas, desde dia das mães até Black Friday, porém cada negócio tem seu nicho e há dias específicos do ano, fora das datas já tradicionais, que também podem gerar vendas. Porém, para chegar ao cliente com eficiência é preciso ter um material publicitário único. Destacar-se é imprescindível, e com qualidade, para não se perder meio da enxurrada de ofertas que vem tanto de concorrentes quanto de empresas em outros ramos.
Ainda tem dúvidas de como lançar sua empresa no mercado? A Agência BPM pode te ajudar com cada passo desse processo, criando as melhores soluções para seu negócio se tornar destaque no mercado. Entre em contato: luiz@agbpm.com.br
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