top of page
Foto do escritorAgência BPM*DPC

A Nova Geração de Consumidores

A nova geração de consumidores

O mercado ultimamente anda uma loucura, certo? O cenário geopolítico, ambiental e centenas de outros parâmetros estão deixando as empresas e marcas de "cabelos em pé", e também temos a nova geração de consumidores que está contribuindo com isso tudo: a geração Z, composta por pessoas nascidas entre 1995 e 2010, que representa uma parcela significativa da população economicamente ativa. Esses consumidores têm características distintas e estão moldando o cenário de como as empresas precisam aprender a fazer marketing e vendas.

Vamos entender melhor o comportamento dessa geração?


Para facilitar, vamos separar por tópicos:


  1. Valorização da Sustentabilidade e Transparência:

  • A geração Z preza pela sustentabilidade e busca produtos e serviços alinhados a causas sociais e ambientais.

  • Valorizam a transparência nas relações com as marcas e querem saber a origem dos produtos.

  1. 100% Digitais:

  • São os primeiros nativos digitais, não passaram pela transição do analógico para o digital.

  • Esperam experiências digitais fluidas e sem barreiras, com velocidade de carregamento e navegação intuitiva.

  1. Identificação com Marcas e Propósitos:

  • Buscam empresas que compartilhem seus valores e propósitos.

  • Querem entender o processo de produção e a origem dos produtos.

  1. Experiências Personalizadas:

  • Valorizam mais as experiências do que os próprios produtos ou serviços.

  • Customização é essencial: produtos e atendimentos devem ser adaptados às suas preferências.

  1. Compra por Recomendações:

  • São bem informados e pesquisam avaliações e indicações antes de comprar.


Entenderam? Agora que já sabemos de forma resumida o que eles querem e estão buscando, precisamos saber onde podemos nos expor e quais ferramentas podemos usar para entregar a mensagem que queremos transmitir. Então, bora lá:


Ferramentas Digitais e Canais de Divulgação

Aqui separamos em 2 tópicos fundamentais, que são: Ferramentas Digitais e Canais de Divulgação. Para quem já trabalha com marketing e está antenado, vai observar que ainda não temos nada de "novo" e que as ferramentas continuam praticamente as mesmas (salvo as atualizações que ocorrem nelas mesmas):


Ferramentas Digitais

  1. Motores de busca:

  • Plataforma de anúncios como Google e Bing, usada para anunciar nas redes de pesquisa.

  1. Redes Sociais:

  • Facebook e Instagram: Anúncios veiculados nas redes sociais.

  • LinkedIn Ads: Para atração de leads qualificados.

  • Twitter Ads: Patrocínio de postagens, contas e tendências no Twitter.

  • TikTok Ads: Anúncios na rede social em crescimento.

  • Pinterest Ads: Impulsionamento de pins no Pinterest.


Observaram que não mudou praticamente nada? O que devemos saber aqui é utilizar a ferramenta certa, de acordo com o público que você e seu cliente pretende atingir, além de trabalhar da forma mais adequada em cada uma dessas ferramentas.


Canais de Divulgação

  1. Blogs:

  • Excelente canal para divulgar conteúdos relevantes.

  1. Redes Sociais:

  • Conteúdos no Facebook, Instagram e outras plataformas.

  1. Email Marketing:

  • Apesar de antigo, ainda atinge uma parcela do público.

  1. Streamings:

  • As plataformas de streamings como Netflix e Amazon Prime, estão com planos mais básicos onde anúncios podem ser feitos, antes do seu filme e serie preferido começar. Esse é um tema interessante que iremos abordar em outro conteúdo!


Conclusão

Então pessoal, para conquistar a geração Z, devemos investir em experiências personalizadas, transparência e sustentabilidade utilizando as ferramentas digitais e canais de divulgação certos para alcançar e encantar esses consumidores cada vez mais exigentes.


Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos!


Não esqueça de falar conosco através dos nossos canais de comunicação.


Até breve!

20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page