O mercado ultimamente anda uma loucura, certo? O cenário geopolítico, ambiental e centenas de outros parâmetros estão deixando as empresas e marcas de "cabelos em pé", e também temos a nova geração de consumidores que está contribuindo com isso tudo: a geração Z, composta por pessoas nascidas entre 1995 e 2010, que representa uma parcela significativa da população economicamente ativa. Esses consumidores têm características distintas e estão moldando o cenário de como as empresas precisam aprender a fazer marketing e vendas.
Vamos entender melhor o comportamento dessa geração?
Para facilitar, vamos separar por tópicos:
Valorização da Sustentabilidade e Transparência:
A geração Z preza pela sustentabilidade e busca produtos e serviços alinhados a causas sociais e ambientais.
Valorizam a transparência nas relações com as marcas e querem saber a origem dos produtos.
100% Digitais:
São os primeiros nativos digitais, não passaram pela transição do analógico para o digital.
Esperam experiências digitais fluidas e sem barreiras, com velocidade de carregamento e navegação intuitiva.
Identificação com Marcas e Propósitos:
Buscam empresas que compartilhem seus valores e propósitos.
Querem entender o processo de produção e a origem dos produtos.
Experiências Personalizadas:
Valorizam mais as experiências do que os próprios produtos ou serviços.
Customização é essencial: produtos e atendimentos devem ser adaptados às suas preferências.
Compra por Recomendações:
São bem informados e pesquisam avaliações e indicações antes de comprar.
Entenderam? Agora que já sabemos de forma resumida o que eles querem e estão buscando, precisamos saber onde podemos nos expor e quais ferramentas podemos usar para entregar a mensagem que queremos transmitir. Então, bora lá:
Ferramentas Digitais e Canais de Divulgação
Aqui separamos em 2 tópicos fundamentais, que são: Ferramentas Digitais e Canais de Divulgação. Para quem já trabalha com marketing e está antenado, vai observar que ainda não temos nada de "novo" e que as ferramentas continuam praticamente as mesmas (salvo as atualizações que ocorrem nelas mesmas):
Ferramentas Digitais
Motores de busca:
Plataforma de anúncios como Google e Bing, usada para anunciar nas redes de pesquisa.
Redes Sociais:
Facebook e Instagram: Anúncios veiculados nas redes sociais.
LinkedIn Ads: Para atração de leads qualificados.
Twitter Ads: Patrocínio de postagens, contas e tendências no Twitter.
TikTok Ads: Anúncios na rede social em crescimento.
Pinterest Ads: Impulsionamento de pins no Pinterest.
Observaram que não mudou praticamente nada? O que devemos saber aqui é utilizar a ferramenta certa, de acordo com o público que você e seu cliente pretende atingir, além de trabalhar da forma mais adequada em cada uma dessas ferramentas.
Canais de Divulgação
Blogs:
Excelente canal para divulgar conteúdos relevantes.
Redes Sociais:
Conteúdos no Facebook, Instagram e outras plataformas.
Email Marketing:
Apesar de antigo, ainda atinge uma parcela do público.
Streamings:
As plataformas de streamings como Netflix e Amazon Prime, estão com planos mais básicos onde anúncios podem ser feitos, antes do seu filme e serie preferido começar. Esse é um tema interessante que iremos abordar em outro conteúdo!
Conclusão
Então pessoal, para conquistar a geração Z, devemos investir em experiências personalizadas, transparência e sustentabilidade utilizando as ferramentas digitais e canais de divulgação certos para alcançar e encantar esses consumidores cada vez mais exigentes.
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Até breve!
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